top of page
Foto do escritorTodos a Bordo

Quais documentos levar a bordo?

Todos os documentos que precisa para fazer um cruzeiro.


Quando planejamos tudo e com a maior #informação possível, não tem como a #viagem não ser perfeita ou pelo menos próximo disso.

Aqui vamos te dar todos os detalhes do que precisará de #documentação para embarcar em um #cruzeiro.


Basicamente o que você precisa se preocupar em relação a documentos são: Documento de identificação pessoal, voucher, vistos exigidos, vacinas exigidas e seguro viagem exigido.

Documentos principais


Documento que não tem erro: Passaporte!

Se você tiver com seu passaporte com validade de 6 meses a partir da data da viagem que deseja fazer, pode ficar tranquilo! Você já pode embarcar praticamente em todos os cruzeiros do mundo.


Claro que muitos países exigem vistos, seguro viagem e/ou vacinas e só o passaporte não será suficiente, mas estamos aqui para te ajudar e detalhar o principal.


Viagens dentro do território brasileiro:

#RG em bom estado e emitido dentro de 10 anos ou #passaporte com validade de 6 meses a contar da data da viagem. Outros documentos também aceitos (apenas no Brasil): CREA, CRM, OAB, Carteira de Habilitação, Carteira de Identidade Militar, entre outros documentos de identidade civil válidos em território nacional, desde que o mesmo esteja em bom estado de conservação. 

Viagens com embarque e desembarque no Brasil com países do Mercosul:

RG em bom estado e emitido dentro de 10 anos ou Passaporte com validade de 6 meses a contar da data da viagem. (Recomendamos que leve ambos os documentos).Não será permitido o embarque de hóspedes portando: CNH, CREA, CRM, OAB, Carteira de Identidade Militar entre outros documentos mesmo que tenha validade em território nacional.


Viagens Internacionais:

Apenas Passaporte com validade de 6 meses a contar da data da viagem.


IMPORTANTE:

***Não será aceito embarque com boletim de ocorrência em caso de extravio, furto ou roubo de documentos. 

***Não é permitido o embarque de pessoas portando cópia de documentos, mesmo que autenticados.

Caso queira ver quais são necessários para seu itinerário, vá no nosso meu "Informações".

Menores de 18 anos a bordo


Caso tenha menores de 18 anos, providencie documentos com fotos que esteja dentro do prazo de validade de 10 anos e em bom estado! Todos originais. Se tiver crianças viajando desacompanhadas dos pais, ou somente com um dos pais, é necessário uma autorização pelo pai ou mãe que não estará na viagem, assinada, reconhecida em cartório e dentro de 30 dias da data do cruzeiro. Peça essa orientação para os nossos agentes pois muitas já são padronizadas das companhias marítimas.

IMPORTANTE:

***Menores de idade viajando apenas com o passaporte cujo modelo não consta a filiação, acompanhados ou não dos pais, também deverão apresentar no embarque o RG ou Certidão de Nascimento original. Isso é necessário para comprovar a filiação, pois dependendo do modelo de passaporte, não há registro da filiação do viajante. 

Vacinas

É muito importante que sua Carteira de Vacinação esteja em dia. Muito lugares exigem determinadas vacinas mas nem sempre são essas as que tem chamado atenção.

Solicite aqui sua carteira de vacinação internacional. Esse documento você terá que levar a bordo e é muito importante.


Esse documento e todos os outros são de total responsabilidade do passageiro, portanto se programe e se atente as datas das vacinas quanto ao dia da viagem, recomenda-se tomar até 8 semanas antes.


Vistos


Não é só os Estados Unidos que exige #visto. Tem muitas escalas que exigem vistos, portanto responsabilidade total do viajante.


Abaixo uma lista do lugares mais visitados:


Itália - Não necessita visto França - Não necessita visto Espanha - Não necessita visto Marrocos - Não necessita visto Brasil - Não necessita visto Argentina - Não necessita visto Uruguai - Não necessita visto Chile - Não necessita visto Ilhas Pitcairn - Não necessita visto Polinésia Francesa - Não necessita visto Ilhas Cook - Não necessita visto Nova Zelândia - Não necessita visto Austrália - Visto requerido / deve ser obtido com antecedência (pode-se verificar com a embaixada da Austrália no Brasil, a possibilidade da emissão de um visto eletrônico de turista) Indonésia - Visto requerido (será providenciado pelo navio e terá um custo de aproximadamente USD 35 por passageiro) Singapura - Não necessita visto Malásia - Não necessita visto Tailândia - Não necessita visto Sri Lanka -  Não necessita visto Índia - Visto requerido (deve ser obtido com antecedência) Emirados Árabes - Visto requerido (deve ser obtido com antecedência) Omã - Visto não requerido (na chegada, cada passageiro irá receber um cartão de permissão para descer em terra) Jordânia - Visto não requerido (na chegada, cada passageiro irá receber um cartão de permissão para descer em terra) Grécia - Não necessita visto Barbados - Não necessita visto (para permanência de no máximo 24hs) Aruba - Não necessita visto Panamá - Não necessita visto Equador - Não necessita visto Peru - Não necessita visto

Tonga - Não necessita visto

Papua Nova Guinea - Visto não requerido (na chegada, cada passageiro irá receber um cartão de permissão para descer em terra) Japão - Visto requerido (deve ser obtido com antecedência para BRASILEIROS) - Passageiros do CHILE e ARGENTINA não precisam de visto para o Japão. Coréia - Não necessita visto China - Visto requerido (deve ser obtido com antecedência) Hong Kong - Não necessita visto Vietnã - Visto não requerido (na chegada o navio irá providenciar um visto temporário ao custo de aproximadamente USD 10 por pessoa)

Israel - Não necessita visto

***Informações sujeitas a alteração sem prévio aviso. 


Seguro Viagem


Se tem uma hora que não dá para economizar é nessa, e nós da TAB sempre frisamos a necessidade de um #seguroviagem.


Como já dissemos aqui no "Dicas", tem muitos lugares que não exigem o seguro, como no Brasil por exemplo.


Contudo, um seguro viagem não se baseia só em eventuais perdas , danos ou roubos de bagagem, mas também a parte saúde e as cláusulas de cancelamento, principalmente o seguro viagem marítimo.

O seguro viagem adquirido junto com o cruzeiro é também o nosso plano de saúde temporário pois cobre a parte de saúde, mas tem muitos passageiros que pensam que já que tem plano de saúde e vai viajar dentro do Brasil, que não será necessário ter um para sua viagem de cruzeiro.


Por que adquirir um seguro viagem?


Saúde

Acidentes ou qualquer tipo de ajuda médica acontecem com qualquer um, e qualquer ajuda que possa precisar dentro do navio será necessário pagar pela consulta, os remédios e em casos mais graves, transporte de ambulância e internações.

*Medicamentos e consultas dentro do navio os convênios médicos brasileiros não cobrem.

Caso isso aconteça, com o seguro viagem marítimo, você paga as consultas e depois solicita o reembolso para a seguradora de acordo com a cobertura comprada, portanto, se atentem a todas as regras da apólice.


Cobertura

No caso da União Europeia, o seguro viagem tem que seguir as regras do Tratado de Schengen (onde todo turista que não tenha passaporte europeu só poderá entrar se estiver com o seguro viagem com cobertura de mínimo 40 mil euros ou 30 mil dólares).


Cancelamento

E fora as cláusulas de cancelamento que o seguro cobre caso precise cancelar sua viagem.

Cada companhia marítima tem sua regra para cancelamento que são estabelecidas em contrato e variam a multa de acordo com a data que cancelará para a data de embarque.

Com o seguro viagem, se precisar cancelar e o motivo entrar no contratado da sua apólice, você terá o valor do seu cruzeiro reembolsado.


O passageiro é total responsável da aquisição do seguro para lugares que exijam o mesmo e também tem total liberdade em adquirir onde achar melhor.


Nós orientamos seguir apenas alguns quesitos importantes na hora de adquirir por fora:

  • Seguro Viagem Marítimo (marítimo pois gastos dentro do navio serão reembolsados pela seguradora futuramente)

  • Data do seguro adquirido desde o momento do embarque até o desembarque de volta no Brasil e não apenas do período do cruzeiro.

  • Se atentar a cobertura adquirida de acordo com os países da viagem. (Estados Unidos não adquirir com menos de US$ 10 mil dólares, pois qualquer gasto que tenha, menos que isso você terá prejuízo) (Europa não embarca com seguro com cobertura menor que 40 mil euros ou 30 mil dólares).

*Caso tenha feito seguro apenas da viagem terrestre e queira fazer do navio e vice e versa, se atentem que quando se tem 2 apólices vigentes e numa pior hipótese acontece algo entre as datas de troca de uma apólice para outra, automaticamente uma delas será cancelada e não poderá ser utilizada sem reembolso de valores. (Detalhes em contrato do seguro).


Voucher do cruzeiro


Muitas companhias mudaram há pouquíssimo tempo a exigência de levar o #voucher impresso na hora do check-in. Antes poderia apenas mostrar no celular ou muitas vezes eles mesmos procuravam na lista e imprimiam na hora.


Essa mudança só tende a agilizar o processo de check-in, que dependendo do tamanho do navio pode demorar um pouco. Todos tem a ganhar!


Esse é o bilhete de embarque que será entregue diretamente pela companhia ou pela nossa agência. As companhias que liberam e eles tem até 10 dias antes da data do embarque para o fazer, por isso acalme-se que ele chegará!



Com todos esse documentos você não terá que se preocupar com mais nada!

E se quiser dicas de "Como fazer a mala para um cruzeiro", olhe nosso post que está recheado delas.


E vamos TODOS A BORDO!



108 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Opmerkingen


bottom of page