top of page
Foto do escritorTodos a Bordo

Gorjetas? Quando estão inclusas?

Tudo o que você precisa saber sobre gorjetas em cruzeiros.


Como muitos brasileiros já sabem, gorjetas no #Brasil não são obrigatórias e por isso cometem o maior erro em achar que no #cruzeiro também terão essa opção.

Então a TAB vai esclarecer tudo que precisa!


Primeiramente, vamos só explicar o porque existem as taxas de gorjetas:

No Brasil tornou-se o termo gorjetas para as taxas de serviços (que são as taxas referentes ao serviço de limpeza, serviço de gastronomia, entretenimento e etc)


Os tripulantes (funcionários) de um cruzeiro são contratados sim com um salário fixo, mas esses salários saem exatamente dessas taxas de serviços cobradas no cruzeiro do passageiro.


Gorjetas nos cruzeiros na costa brasileira


Nenhum cruzeiro marítimo que navega no Brasil é brasileiro (infelizmente). Então as "regras" dentro deles não são iguais no Brasil onde a #gorjeta é opcional.

Todas as saídas com embarque e desembarque no Brasil as gorjetas/taxas de serviços são cobradas antes de usufruir pelos serviços. O passageiro não consegue adquirir nenhuma cabine sem o valor de serviços (#gorjetas) inclusos.

Portanto a gorjeta é uma taxa obrigatória já que o brasileiro não tem o costume de dar gorjetas como nos outros países.

E isso é uma mega vantagem já que esse valor de gorjetas podem ser pagas em reais e parceladas junto com a #cabine.


Gorjetas em cruzeiros internacionais


Os cruzeiros com embarque e desembarque fora do Brasil, independente de ter escala aqui também funcionam com taxas de serviços de acordo com cada CIA marítima.


-Você é obrigado a pagar as gorjetas ?

-E qual a diferença do cruzeiro internacional para o cruzeiro na costa brasileira?


Como explicado acima, as gorjetas são nada mais, nada menos que os salários dos tripulantes.

Para os cruzeiros internacionais, muitas das companhias deixam os #passageiros pagarem a bordo de acordo com o serviço gasto.

É igual em um restaurante, você consome, pede a conta e é cobrado mais ou menos de 10% à 15% de taxa de serviço em cima do que foi gasto. Então a gorjeta é uma taxa obrigatória, onde cada consumo seu dentro do navio será acrescentado essa taxa .


-Mas como saber quando já está pago e quando não está?


Todas as companhias detalham os valores que estão cobrando no resumo da sua conta, podendo estar sinalizados como: "taxa de serviço"ou em inglês: "gratuites".


A diferença sempre vai ser o momento de pagamento das taxas de serviço, se é antes ou depois do seu cruzeiro.


Caso no último dia do seu cruzeiro você achar que não foi bem atendida ou algo parecido, vá ao Balcão de Serviço de Atenção ao Hóspede dentro do próprio navio e explique a situação. Dependendo será reembolsado esse valor no mesmo cartão de crédito que foi comprado o cruzeiro.


Se ficar alguma dúvida, sempre peça para nossos agentes esclarecê-las.


E caso você queira dar gorjetas em dinheiro vivo para algum tripulante em específico, sinta-se a vontade. Acreditamos que esse tipo de "agrado" os motivam cada vez mais.


Boa Viagem!



419 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page