A Todos a Bordo traz todas as informações para a retomada do setor no turismo mundial!
O Brasil nas últimas 2 temporadas já estava em um ritmo e crescimento consideráveis para voltar aos níveis de recordes de cruzeiros nacionais já registrados na temporada de 2010/2011 com 20 navios e 805 mil passageiros na temporada de 2011/2012.
Em 2018/2019 teve alta de 15% comparado a temporada anterior e 500 mil leitos disponíveis, sendo em 2019/2020 foram 530 mil leitos com uma injeção esperada de 2.2 bilhões na economia brasileira.
Com a pandemia, todos os setores de turismo tiveram que se afastar, seguindo a paralisação. E foram igualmente afetados.
De acordo com Marco Ferraz, presidente da Cruise Lines International Association (CLIA) no Brasil:
"Os cruzeiros contribuem com 150 bilhões para economia mundial gerando mais de 50 bilhões em salários e 1.2 milhões de empregos"
A indústria de cruzeiros foi a primeira a suspender voluntariamente as operações dia 13 de março, assim que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou se tratar de uma pandemia.
OS CRUZEIROS IRÃO VOLTAR?
Até 15 de maio de 2020, todas as companhias estavam com suspensão mundial das operações e a extensão dessa data era ainda considerável, apesar que muitas companhias já haviam anunciado suspensão voluntária após esse período.
Os navios voltariam a navegar com base nas orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), a Anvisa, os Centros de Controles de Doenças dos EUA, entre outros.
A partir de Agosto as companhias foram liberadas a navegar se seguissem protocolos de segurança a bordo.
Algumas companhias liberaram as datas dos seus primeiros cruzeiros que são:
MSC Cruzeiros - 16/08/2020
Costa Cruzeiros - 05/09/2020
Celebrity Cruises - 18/10/2020
Carnival - 01/11/2020
Norwegian Cruise Line - 02/11/2020
Royal Caribbean - 02/11/2020
Disney Cruise Line - 01/12/2020
A temporada no Brasil não foi afetada por suspensão mas a companhia Costa Cruzeiros depois de esperar muito tempo por uma resposta do governo brasileiro, resolveu cancelar a temporada 2020/2021 e abrir a temporada seguinte 2021/2022 para vendas.
A MSC Cruzeiros se mantem firme e todas suas saídas confirmadas na temporada brasileira 2020/2021.
O QUE IRÁ MUDAR?
Todos os protocolos já usados de saúde serão aprimorados e expandidos. Protocolos esses, de saúde e saneamento, que os cruzeiros inclusive, sempre foram exemplo para a indústria de viagens como um todo.
OS CRUZEIROS ESTÃO SENDO VENDIDOS?
Os cruzeiros continuam com as vendas de acordo com a retomada em cada destino. Muitas companhias com datas abertas até 2023.
Todas as companhias adotaram programas de flexibilidade de cancelamento pelo passageiro e reembolsos para qualquer tipo de mudança devido a pandemia.
A ideia é trazer confiança a todos os passageiros.
A MSC divulgou o protocolo usado em seu primeiro cruzeiro pós a suspensão no MSC Grandiosa e que deu muito certo.
Triagem universal de saúde dos hóspedes antes do embarque, que compreende três etapas abrangentes: verificação da temperatura, questionário de saúde e teste swab para COVID-19. Dependendo dos resultados da triagem e de acordo com o histórico médico ou de viagem do hóspede, será realizada uma triagem de saúde ou teste secundários. Qualquer hóspede que testar positivo, apresentar sintomas ou temperatura, terá o embarque negado. Seguindo as diretrizes do Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças, os hóspedes que viajam de países classificados como de alto risco deverão fazer um teste RT-PCR molecular, que deve ser realizado dentro de 72 horas antes de embarcar no navio. Todos os tripulantes serão testados para a COVID-19 antes do embarque e também regularmente durante o contrato;
Medidas elevadas de higienização e limpeza apoiadas pela introdução de novos métodos de limpeza, com o uso de produtos desinfetantes de nível hospitalar, ventilação a bordo que emprega as melhores estratégias de gerenciamento de ar e tecnologias relacionadas
O distanciamento social será possível por meio da redução da capacidade geral de hóspedes a bordo, permitindo mais espaço para os hóspedes, aproximadamente 10m2 por pessoa, com base em 70% da capacidade. A capacidade dos ambientes será reduzida, as atividades serão modificadas para permitir grupos menores e os hóspedes deverão reservar previamente serviços e atividades para o gerenciamento do número de hóspedes. Quando o distanciamento social não for possível, os hóspedes deverão usar uma máscara facial, por exemplo, nos elevadores. As máscaras serão fornecidas diariamente aos hóspedes na cabine e estarão disponíveis em todo o navio.
Instalações e serviços médicos aprimorados, com equipe altamente qualificada e treinada, equipamento necessário para testar, avaliar e tratar pacientes com suspeita de COVID-19 e a disponibilidade de tratamento gratuito no Centro Médico a bordo para qualquer hóspede com sintomas. Cabines dedicadas serão disponibilizadas para permitir o isolamento de quaisquer casos suspeitos e contatos próximos.
O monitoramento contínuo da saúde será realizado durante todo o cruzeiro. Os hóspedes e a tripulação terão sua temperatura verificada diariamente, quando retornarem de terra ou em estações dedicadas pelo navio, para monitorar o status de saúde de cada hóspede e tripulante. Durante esta fase inicial das operações, como uma medida reforçada de proteção e para evitar riscos à saúde dos hóspedes e de seus acompanhantes de cruzeiro, os hóspedes só desembarcarão fazendo parte de uma excursão organizada pela MSC Cruzeiros. Isso significa que a Companhia pode proteger a saúde dos hóspedes em terra, com excursões que serão oferecidas com os mesmos altos padrões de saúde e segurança a bordo. Garantiremos que os transfers estejam higienizados adequadamente e que haja espaço adequado. Os guias e motoristas também serão submetidos a triagem de saúde e usarão o EPI apropriado.
Um plano de contingência será aplicado se um caso suspeito for identificado, em estreita cooperação com as autoridades nacionais de saúde. O caso suspeito e os contatos próximos seguirão as medidas de isolamento e podem ser desembarcados de acordo com as regulamentações locais e nacionais.
Do momento em que um hóspede começa a planejar e a reservar seu cruzeiro, até o momento em que volta para casa, a MSC Cruzeiros avaliou todos os pontos de contato de suas férias para implementar as medidas adequadas de saúde e segurança. Os hóspedes receberão apoio em todas as etapas, com informações simples, condições de reserva claras, informações práticas e apoio da tecnologia para tornar o processo suave e contínuo.
E vamos navegar com o novo normal pois amamos viajar e os navios são um dos lugares mais seguros para isso!
Vamos Todos a Bordo!
Comments